Baterias NiCd
A bateria de níquel-cádmio é uma bateria secundária, ou seja, é recarregável, e pode ser reutilizada muitas vezes. Essas baterias param de funcionar quando os produtos formados na reação química (hidróxido de níquel e de cádmio) se depositam sobre os eletrodos e impedem o seu funcionamento.
O cádmio é um metal altamente tóxico, mesmo em pequenas quantidades, é bioacumulativo e pode causar disfunção renal, problemas pulmonares e câncer. Por isso, esse tipo de bateria vem sendo gradativamente substituído por baterias de hidretos metálicos que são mais avançadas tecnologicamente e representam um menor perigo para o meio ambiente.
As baterias de NiCd podem ter até 4000 ciclos, esses ciclos envolvem a descarga até o limite das Tensões e Correntes especificados , é muito importante não ultrapassar esses litmites para não danificar a bateria.
Uma bateria de 4,8Volts de capacidade de 600mAh pode fornecer 600 mile ampere durante uma Hora de forma contínua mantendo a tensão nominal de no mínimo 4,8volts.
É importante reciclar as baterias obervando os limites de capacidade, outro ponto importante é não descarregar totalmente a bateria, pois pode danificá-la.
Como carregar ?
Normalmente com 10 a 15% da corrente nominal durnte 14 ou 15 horas.
Ex: Bateria de 600mAh deve ser carregada com 50mAh durante 14 a 16 horas.
Posso Carregar com Alta corrente?
A melhor prática diz que não deve ser carregada com alta corrente, mas na pratica as Baterias de NiCd aceita altam corrente de carga.Observar que as bateria de NiMh não podem ser carregadas com alta corrente, elas se danificam com mais facilidade e você perceberá que haverá aquecimento da mesmo.
Quanto tempo Dura a Bateria?
As Baterias de NiCd "gostam"de ser usadas, quanto mais se usa, mais ela dura, respeitantdo o limite de número de ciclos. Bateria duram de 4 a 6 anos, não pratica baterias de boa procedencia podem durar até 10 anos, não se recomenda utilizar.
Como verificar se esta boa?
A melhor forma é usar um checador de bateria que a coloque em carga, ou seja, medir a tensão de saída com utilização da correntes.
Baterias NiMh
A bateria de níquel-hídreto metático (Ni-MH) – mais corretamente, bateria de hidreto metálico de níquel – é um tipo de bateria recarregável.
A tensão em circuito aberto das células completamente carregadas de NiMH varia entre 1,2 a 1,4 V, enquanto a voltagem nominal é definida em 1,2 V. Quando descarregada, a célula chega tipicamente a 1,0 V.
Uma bateria NiMH é composta por duas metades: o cátodo, que é feito de hidróxido de níquel, e o ânodo, que é constituído por uma liga capaz de absorver hidrogênio. Durante o processo de descarga, os íons de hidrogênio do ânodo movem-se para o cátodo, gerando corrente elétrica.
- Ciclos de carga repetidos e descarga profunda reduzem a vida útil da bateria. Seu desempenho se deteriora após 200 ou 300 ciclos. Descargas parciais ao invés de descarga profunda são preferidas pelas baterias NiMh.
- Corrente limitada de descarga. Embora as baterias NiMh possam fornecer altas correntes de descarga, descargas repetidas com correntes altas podem reduzir a vida útil da bateria. Melhores resultados são conseguidos com correntes de descarga de 0,2C a 0,5C (20 a 50 % da corrente nominal).
- Processo de carga mais complexo. As baterias NiMh geram mais calor durante o processo de carga e requerem um maior tempo de carga que a NiCd. Atualmente, com os carregadores de baterias inteligentes esse problema foi resolvido.
- Alta taxa de autodescarga. As baterias de NiMh se autodescarregam em torno de 50 % mais rápido que as baterias NiCd.
- O desempenho da bateria se deteriora se armazenada em temperaturas elevadas. As baterias NiMh devem ser armazenadas num local fresco e a um estado de carga de aproximadamente 40%.
- Alta manutenção – as baterias requerem descargas completas regularmente para evitar a formação de cristais.
- São mais caras que as baterias NiCd.
Baterias de NiMh - Níquel Metal e Nicd - Níquel Cadmiun
Carregador de Baterias NiCd - NiMh - Lipo - Life
Carregadores Inteligentes